NOSSODIA Online
NOSSODIA Publicidade
Londrina, 19 de Novembro de 2017
nossodiaadia

Operação Noite Fria - Mais gente em busca de acolhimento

Em ação há 30 dias, número de atendimentos é crescente

18/06/2017
Walkiria Vieira
NOSSODIA com informações do N.Com

Walkiria Vieira
Aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade provoca alerta

Há um mês em atividade, a Operação Noite Fria, realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, aponta em seu primeiro balanço que houve aumento de número de pessoas em situação de vulnerabilidade. "Tanto no acolhimento, como em abordagens", explica a gerente de serviços de Média Complexidade da secretaria, Marina Bertonccini de Andrade. "Esse balanço de um mês aponta 35 novos casos e grande quantidade é oriunda do Estado de São Paulo. A idade varia, mas trata-se de uma população adulta formada por homens em idade produtiva", sustenta. Ainda de acordo com a profissional, a migração para o município de Londrina é preocupante. "Por meio de uma pesquisa realizada em 2015, compreendemos que o trânsito entre municípios e o interestadual existe de fato. Nosso objetivo ao acolher é que a situação de rua seja superada e a pessoa recupere o vínculo comunitário e o familiar, de preferência".
De acordo com Marina, a capacidade do município é de 168 vagas e o objetivo deste trabalho da secretaria é o de garantir dignidade às pessoas em situação de rua durante os meses mais frios do ano e a ação se estenderá pelos próximos três meses. Com a operação, o município espera atender mais 32 pessoas diariamente, além das 168 vagas que já estão conveniadas e disponíveis durante o ano inteiro. Nesta edição, a instituição Casa do Bom Samaritano (Rua José Fierli, 153, no Parque Bom Retiro) foi a conveniada para a execução da operação. Os cidadãos que souberem de pessoas que vivem em situação de rua e desejam ajudá-las podem telefonar no (43) 9991-4568 e (43) 3378-0414. São aceitas ligações a cobrar.

Doações
As pessoas que desejam auxiliar as entidades parceiras da Prefeitura podem doar alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. Para o inverno, são priorizados agasalhos e calçados. As doações podem ser feitas diretamente nas entidades assistenciais. (W.V.)

Casa do Bom Samaritano
Rua José Fierli, 153 – Vila Marízia
Fone: 3339-1379

Associação Projeto Pão da Vida
Rua Bélgica, 959 – Jardim Igapó
Fone: 3343-3529

Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS
Rua Jaguaribe, 350 – Vila Nova
Fone: 3024-4420

Casa do Caminho de Londrina
Av. Paul Harris, 1481 - Nossa Senhora
de Lourdes - Fone: (43) 3325-4037